Friday, September 01, 2006

Ontem tivemos aula presencial em Três Cachoeiras. Nossas tutoras Alexandra e Fabiana nos disseram que tinha tarefa que deveria ter sido feita. Que susto!!!!! Eu que havia postado todos os dias, não tinha feito a tarefa. Que feio...

Bom, antes tarde do que nunca. Uma das tarefas era fazer um relatório sobre a primeira semana de aula e colocar minha opinião e sentimentos em relação a mesma. Então aí vai:

No primeiro dia de Abertura do Curso em Três Cachoeiras estiveram presentes as Autoridades locais, alunas do curso, a Coordenadora do Pólo, as Tutoras do Pólo, as Professoras Karyne dias Coutinho e Liane Tarouco.A Cerimônia de Abertura constou da execução do Hino Nacional, Apresentação de vídeos com as boas vindas dos dirigentes da UFRGS (Reitor, Pro-reitor de Graduação, Secretário de Educação a Distância), Discurso das Autoridades Locais e a seguir os professores fizeram uma apresentação das atividades previstas para o primeiro semestre.

Senti-me acolhida. A professora Marie Jane Soares Carvalho tem um olhar especial para cada uma de nós. Transmitiu tranqüilidade e felicidade por estar na nossa companhia. Respeito e valorizo muito o trabalho da UFRGS e estou muito orgulhosa de fazer parte da comunidade de alunos desta Universidade.

No primeiro dia de trabalho, houve apresentação de vídeos com as boas vindas da Diretora da Faculdade de Educação e Coordenadora do Curso. Realizamos atividades de apropriação da tecnologia. A seguir a turma foi dividida em dois grupos. O meu grupo foi orientado a dramatizar um destes temas:
a) Como é a dinâmica em uma sala de aula?
b) Como seria uma sala de aula com tecnologia?
c) Como é um curso de Pedagogia à distância?
Esta atividade deveria ser realizada em duas horas, quando trocaríamos de sala com o outro grupo que estava nos computadores. Mas as professoras e tutoras perceberam que seriam necessárias quatro horas para cada atividade. Neste dia eu fiquei muito envergonhada, pois, quem me conhece sabe que eu gosto de fazer apresentações diferentes com meus alunos. Mas quando eu tive que representar em frente de uma câmera de vídeo foi muito difícil. Também foi difícil porque ninguém sabia utilizar corretamente a filmadora.


No segundo dia de trabalho cada aluno foi orientado a criar um e-mail, o próximo passo foi a criação de um blog.
Neste dia eu criei uns quatro blogs, mas nenhum deles eu conseguia encontrar quando ia procurar novamente. Foi um caos!!!!! As profesoras e tutoras quase enlouqueceram, eu acho. Porque era um tal de Maxi p’rá cá, Ale p’rá lá, Nadje socooooorro! No final da aula foram colocados os filmes feitos no dia anterior mas como moramos muito longe do pólo dependemos de carona que tem horário e foi aí que ficamos sem os últimos avisos. Cheguei em casa e não me dei por vencida fui tentar criar meu blog sozinha. Consegui.


No terceiro dia nós respondemos um questionário para levantar o perfil de cada aluno com relação aos horários de disponibilidade para comparecer ao Pólo, local e horários de trabalho e aos recursos do computador, Internet... A seguir a Maximira foi criando um blog, passo a passo, no datashow. Minha colega Stela, com a ajuda da sempre amadinha Alexandra, criou o seu e eu, toda feliz fui abrir o meu que eu tinha criado em casa. Que tristeza!!!!! Também não consegui encontrar mais. Mas aí, eu fui assessorada nada mais, nada menos do que pela coordenadora do Pólo, a professora Marie Jane; pela professora alegre e estimuladora Maximira e a querida Alexandra. E aí.... Surpresa!!!!! Consegui, ufffa... No final da aula a Nadje, que está montando sua tese de doutorado através deste curso, aplicou um técnica de relaxamento. Foi beeeeem legal :))))) Nunca mais fiquei um só dia sem entrar no meu blog só que na minha casa. Fui explorando com a ajuda dos meus filhos e até descobri como colocar fotos. Um deles se motivou e também criou um blog para ele.

No comments: