Tuesday, September 26, 2006


Escola, Cultura e Sociedade e
Escola, PPP e Currículo

Atividade 1

Eu me chamo Mara Núbia B. Braum, 43 anos de idade, sou casada, tenho 3 filhos. Adoro minha família, minha casa, meu lugar, meu aconchego, meu chão...

Procuro ser organizada, porém, como também sou perfeccionista, por vezes me detenho demais naquilo que estou fazendo no momento.
Procuro manter a calma, porém sem deixar de questionar, e admito quando estou errada.
Procuro terminar as atividade que começo, isto por vezes, me leva a exaustão pois enquanto não termino não consigo parar.

Sou bastante reflexiva, fico horas repensando meus "fazeres".

Me tornei professora aos 21 anos. Sempre quis fazer Magistério, porém eu trabalhava durante o dia, então optei por Técnico em Administração e somente mais tarde tive a oportunidade de estudar durante o dia. Quando comecei meu estágio minha primeira filha tinha 1 mês. Depois tivemos mais dois filhos e eu decidi por ficar mais tempo com eles trabalhando um turno e deixando a faculdade de lado. Mas nunca me acomodei. Sou "ligada". Adoro a minha profissão!!! Agora que surgiu esta oportunidade para voltar a estudar com meus filhos já crescidos, me ajudando, interagindo comigo na net, é maravilhoso! Estou amando... e me sentindo simplesmente o máximo!!!

Atualmente trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Dietschi e tenho... pasmem: 9 alunos. Eles são curiosos e juntos vivenciamos a procura da ilha desconhecida diariamente. Construímos textos, procuramos informações, jogamos, fazemos teatro, dança, música. Nos divertimos e estamos orgulhosos do crescimento que juntos estamos conseguindo através da convivência e da organização das informações obtidas. Atualmente estamos ensaiando uma peça de teatro "Passe Adiante" que trata de uma família que está num acampamento ouvindo música no rádio do carro e acaba ficando sem bateria. Depois de muito esbravejar eles decidem pedir ajuda que vem de um homem que usa muletas; ele recarrega a bateria do carro e ainda brinca com as crianças enquanto os pais brigam pensando em quanto vai lhes custar este conserto; para sua surpresa o homem de muletas não lhes cobra nada e ainda agradece a oportunidade de passar adiante uma ajuda que recebeu numa situação muito pior quando ele perdeu suas pernas e foi ajudado por alguém que lhe pediu para passar adiante esta boa ação. Esta peça de teatro será apresentada para alunos de uma escola próxima da nossa quando então vamos convidá-los a vir até a nossa escola participar de um torneio de nilcon que a nossa turma está organizando. Estamos empolgadíssimos!!!

Eu acho que tenho ousadia e sempre programo algo grande. Não consigo pensar pequeno. Acabo envolvendo meio mundo em meus projetos. Às vezes minha diretora diz: Mara, aterrisa!
Só não gosto de uma coisa na minha profissão: Avaliação. Tenho medo de como isso reflete na vida de cada aluno. Acho que podemos conversar sobre isso.

5 comments:

carem said...

Mara adorei seu relato e estou aqui para elogiá-la pela grande virtude q tens como pessoa e profissional:perseverante, inovadora, e "confiante".Como você, acho também que a avaliação é uma questão muita ampla e acho que ela interfere muito na vida de nossos alunos.Mas o q fazer se somos cobrados incessantemente por escola,pais e até os próprios alunos? Assim q puder entre em meu blog e comente algo + sobre. BJs

Miriam Salles said...

Olá Mara!
Conheci seu blog enquanto navegava pelo blog comunitário de seu curso.
Também tenho muitos questionamentos sobre avaliação. Quais serão os caminhos mais adequados para se avaliar um aluno?
Seu blog está muito legal!
Desejo-lhe muito sucesso em seu curso!
Um abraço
Miriam

Loiva Beatriz said...

Mara parabéns pela apresentação, senti nela o encanto que tens no teu fazer pedagógico, gostaria de tê-la como professora.Privilégio dessas 9 crianças que convivem contigo diariamente.Quanto a avaliação? Aposto que,tu a fazes muito bem. Poderíamos combinar para que venha até minha escola com esta peça de teatro que estás ensaiando.Fica aqui o convite.Eu trabalho em Arroio Teixeira, não fica muito longe.
Adorei te conhecer.
Um grande abraço, Loiva.

MICHELINE CARLOS THOMAS said...

Oi Mara!
Eu também nao gosto de avaliacao!!! Me sinto precionada!!! E as vezes com medo do que possa refletir nos alunos...
Estou com um problema ... meu teclado está descofigurado, nao posso acentuar!
Mas tudo bem...
Bjus da sua colega Micheline!

Mara said...

Mara:Teu encantamento pelo que faz salta aos olhos e com certeza também na avaliação de teus alunos. Mara N Silva