Friday, October 06, 2006


Apresentação da peça "Passe adiante" na Escola Santos Salvador de Mello no Balneário Atlântico em Arroio do Sal
Escola Cultura e Sociedade
Respostas a partir da leitura do texto
"A educação como processo socializador:
função homogeneizadora e função diferenciadora"
de Durkheim
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill diz que “educação é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independem da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica".Durkheim diz que Essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão.

2) Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
Segundo Kant, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.”
Mas o que é a perfeição? O que é perfeito para uns pode não ser para outros porque os interesses variam de acordo com a individualidade de cada um.
Segundo James Mill, a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.”
Durkheim ressalta que a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal fórmula deixa, portanto, indeterminado o fim da educação, e por conseqüência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual.
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do pressuposto de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; a educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio. Dependendo do tempo e do local as pessoas almejam horizontes diferentes.

3) O que é preciso, de acordo com Durkheim para definir educação?
Observação. Que privilégio nos levaria a conhecer de outra forma a função educativa? Responder-se-á que não há nada mais evidente do que o seu fim: o de preparar as crianças. Mas isso seria enunciar o problema por outras palavras: nunca resolvê-lo. Seria melhor dizer em que consiste esse preparo, a que tende, a que necessidades humanas correspondem. E não se pode responder a tais indagações senão começando por observar em que esse preparo tem consistido e a que necessidade tenha atendido, no passado. Assim, para constituir a noção predileta de educação, para determinar a coisa a que damos esse nome, é indispensável observação histórica.
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e apreender deles os caracteres comuns.

4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5) Segundo o autor, que função o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
Têm que desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.

6) A partir da definição “ a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine” o que concluiu Durkheim? Explique:
Que em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós: este é o fim da educação.

7 )Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

1 comment:

tesouros said...

Oi amiga!!!
"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz."
C. Drummond de Andrade
Por isso tu és minha amiga.
Bom fim de semana
Bjuss
Cris