Friday, October 27, 2006


Escola Cultura e sociedade
Atividade 6


Ser/estar x papéis

Na escola um papel bem característico é o “estar diretora”. Já que somos professores e, por vezes, podemos estar num outro papel/ocupação.
Na minha escola também tem uma professora de Educação Física que “está merendeira” e que, no ano que vem, vai “estar vice-diretora”. Ela é muito competente, desempenha seu papel de merendeira maravilhosamente bem e com certeza será uma pessoa que muito ainda tem a acrescentar na educação de nossos alunos e no crescimento da nossa comunidade escolar.

Poder/hierarquia

Em todas as sociedades existe hierarquia. Inclusive em sociedades de animais como das abelhas. Na minha escola existe muito respeito por todos. Todos têm direito de opinar e de tentar fazer diferente. O trabalho é feito em conjunto, mas às vezes eu acho que minha diretora deveria exercer mais a sua autoridade. Ela é bondosa demais e muitas pessoas abusam da sua bondade.

4 comments:

Maria Pinto said...

Olá Mara!!!
Muitas vezes passamos por diferentes funções na escola,mas nunca devemos esquecer que somos educadores,mesmo se estivermos na direção ou outra função qualquer.Parabéns pelo blog,é lindoooooo!!!!!!

atrevida said...

Vivemos em sociedade e lidamos com pessoas e como é difícil realizar este papel pois não agradamos a todas,principalmente quando nos é dado um cargo que temos de dar o máximo para que nada saia errado.Parabéns pelo teu blog

Magali Borne said...

Olá Mara, achei o teu blog muito lindo e cheio de vida. E lendo as situações descritas por ti, cheguei a mesma conclusão que com os outros trabalhos de outras colegas, somos professores e não diferimos em nada, os exemplos são muito parecidos em todos,parabéns e me visite no meu blog que não é tão lindo mas estou tentando cada vez melhorar sou a Magali Borne do polo de São Leopoldo.

Stela said...

Mara, nossa direttora é muito querida, mas sabemos o quanto ele apreccisa exercer seu "estar diretora", fazer valer sua envergadura de "dona da bola"! beijus