Sunday, September 03, 2006

PERFIL PROFISSIONAL
Quando cursei o Ensino Médio, gostaria de ter feito Magistério. Mas o curso era somente de dia e eu trabalhava durante o dia, então cursei Técnico em Administração. Depois que me casei, parei de trabalhar e cursei as disciplinas que faltavam para me formar no Magistério. Minha sogra me deu bastante força. Na época ela já era professora aposentada.
Sou professora há 20 anos. Já trabalhei com classes de 1ª série (9 anos), 3ª série ( 9anos), agora estou no meu 2º ano de 4ª série e adoro a minha profissão.
Já trabalhei em Campo Bom nas seguintes escolas:
1. Escola Municipal Lúcia Mossmann (pela qual tenho um carinho especial por ter sido a primeira escola onde pude exercer minha profissão e estive diretora por quase três anos),
2. Escola Evangélica Tiradentes,
3. Escola Municipal Dom Pedro II,
4. Escola Municipal Esperança,
5. Escola Estadual La Salle e
6. Escola Estadual João Blos.
Em Novo Hamburgo trabalhei 10 anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa e, sem desmerecer o esforço das outras escolas em que trabalhei em oferecer um bom nível de ensino, destaco o trabalho desta em organização, trabalho de equipe, sintonia com todos os setores e o respeito e o orgulho que toda a comunidade escolar tem em pertencer àquele Estabelecimento de Ensino.
Atualmente trabalho na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Dietschi que fica no Balneário Rondinha, no Município de Arroio do Sal, onde fui muito bem recebida e estou ainda tentando conhecer mais porque quero sempre ajudar minha escola a ser melhor. A comunidade colabora bastante com os projetos da escola,o que facilita nosso trabalho.
Sou bastante carinhosa, mas exigente em tudo o que eu faço, estou sempre me cobrando o melhor. Procuro diversificar, preparar aulas criativas e espero que os alunos tenham iniciativa, busquem com entusiasmo mais e mais conhecimentos e que sejam motivados a querer sempre questionar e fazer sempre diferente.
Minha sala de aula é bem organizada, tem sempre exposição de muitos trabalhos realizados por todos os meus alunos. Tintas, argila, areia, tecidos, material de sucata, papéis diferentes: brancos ou coloridos, canetas, folhas, coisas coletadas na natureza, bolas, cones, bastões, pernas de pau, pula-pula, são imprescindíveis no ambiente onde trabalho.
Gosto bastante de proporcionar atividades físicas e artísticas, pois acredito que através das artes e do conhecimento das potencialidades do corpo, os alunos conseguem perceber o espaço, sentir a sensação de ser o autor de uma obra e assim ter consciência de que todos são capazes de crescer, se superar e acreditar que podem fazer diferente para transformar o que não está bom e preservar aquilo que amam.
Vibro junto com cada aluno nas suas conquistas, que não são poucas. A cada dia eles descobrem e redescobrem novos conhecimentos, informações, sensações. É muito bom ser professora. A rotina não existe e a gente não envelhece porque o contato com crianças e jovens nos renova a cada dia.
Cada vez eu gosto mais do que faço. E tudo que me acontece durante o dia, eu retrato para a minha sala de aula e procuro ver de que forma eu posso levar para meus alunos.
Assim, procuro ir crescendo cada dia. Buscando idéias novas e novos saberes, sem desistir e retomando o ânimo e a coragem de tentar outra vez porque se não foi maravilhoso na primeira vez, temos a chance de buscar ajuda e melhorar sempre mais.
Agora, estou iniciando o Curso de Pedagogia á Distância da UFRGS ( Pólo de Três Cachoeiras). Com certeza, será de grande valia para meu aperfeiçoamento profissional.
Sou muito feliz
por ser professora!!!

2 comments:

carem said...

mara... teu blog está um espetáculo, a Fabiana pediu para olharmos e constatarmos a beleza do seu excelente trabalho.bjs colegas Carem,Catiane e tutora Fabiana.

Mara said...

Olá Mara!
Quanta alegria e entuasiasmo eu sinto na tua escrita. Tem a força do vivido.Profª Mara N Silva