Tuesday, October 31, 2006


Olhem aí a imagem que meu filho Augusto Braum fez no paint colaborando com o meu blog.
ECS6_WeberII_Nº3
Semana passada visitei blogs de colegas de outros pólos:

Rosane, de Sapiranga, Leila Wasun, de São Leopoldo (conheço bem estas cidades, fiz Magistério em Sapiranga, morei 8 anos em Campo Bom – cidade vizinha – e 10 anos em Novo Hamburgo), Ana Beatriz, de Gravataí e Ana Lúcia, de Alvorada.

Foi uma viagem muito interessante, percorri caminhos trilhados por pessoas tão diferentes, com opiniões diferenciadas, de lugares diversos, mas com um mesmo ideal: a luta por uma educação de qualidade.

Foi muito enriquecedor este passeio no sentido de que todos lemos os mesmos textos mas cada um abordou sob o seu ponto de vista diferentes aspectos abordados pelos autores.

Quanto a atividade 2 de ECS, percebi que nas diferentes escolas, temos situações vividas que são resolvidas mais ou menos da mesma forma, mas a luta de cada professor para mudar radicalmente ou acrescentar o que está faltando é que faz a diferença.



Sunday, October 29, 2006



Esta imagem foi feita pelo meu filho Augusto Braum no paint

e estou aproveitando para enfeitar meu blog

com esta obra linda que ele realizou.

Obrigada Augusto pela tua colaboração!

Escola Cultura e Sociedade

Atividade 6


Nós, estudantes do PEAD da UFRGS, temos um ambiente virtual chamado Rooda. O Rooda é como se fosse uma escola com diversos ambientes. Dentro dele. Há a biblioteca, o webfólio, a sala de bate-papo, o diário de bordo, enfim...Dentro do Rooda temos vários lugares onde podemos acessar para realizar diferentes atividades. Um destes ambientes do Rooda é o fórum. Nestas últimas atividades estudamos sobre Durkheim, Max, Weber, engels e Marx. Cada um de nós foi convidado a entrar no fórum e relacionar o trabalho da sua escola com as idéias destes pensadores. E foi muito interessante porque acabo de ler as postagens dos colegas e percebi os diferentes posicionamentos dentro do PEAD. Acho que é bom conhecer o modo como outras pessoas pensam porque cada um tem a sua maneira de ver as coisas.

Para Durkheim, “sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra”. Na minha escola penso que cada um de nós desejando melhorar a sociedade, estamos melhorando a nós mesmos. Desta forma procuramos nos engrandecer, valorizar nosso lugar e nossa cultura e nos tornar cada vez mais criaturas verdadeiras humanas.

Para Weber existem três tipos de dominação legítima. Eu penso que vivenciamos os três tipos, no sentido que temos leis a cumprir(dominação legal); seguimos exemplos de nossos pais pela sua dignidade(dominação tradicional) e líderes políticos, religiosos pela fé e o reconhecimento(dominação carismática).

“Nos grandes processos históricos, vinte anos equivalem a um dia, ainda que em seguida possam apresentar-se dias que concentram em si, vinte anos”.Marx e Engels

A educação é bem assim. Um processo demorado... executam-se passos de tartaruga para desenvolver a consciência, no entanto, quando visualizamos nossos alunos tornando-se capazes de realizar grandes tarefas são os grandes dias que concentram em si vinte anos.

Bom início de semana para todos!

Friday, October 27, 2006


Escola Cultura e Sociedade
Atividade 8
Esta é a minha imagem.
Preciso saber urgentemente quem são os outros componentes do meu grupo
que têm uma figura exatamente igual a esta(H2).
Meu endereço de e-mail é marabraum@hotmail.com

Escola Cultura e Sociedade

Atividade 7

Se dobras do tempo se tocassem, talvez em alguma esquina pudéssemos encontrar...

Karl Marx(1818-1883
e
Friedrich Engels(1820-1895)


Os dois eram filhos de famílias alemãs abastadas e não revolucionárias.

Engels, um filósofo que, na juventude, ficou impressionado com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família, e que, ainda estudante aderiu às idéias de esquerda, o que o aproximou de Marx de quem foi protetor e principal colaborador. Engels dava apoio financeiro e era dedicado a Marx, que teria sucumbido a miséria com sua família caso não tivesse esta ajuda.

Engels escreve após a morte de Marx:
"Marx era antes de tudo um revolucionário...
Foi o homen mais odiado e mais caluniado de seu tempo...
E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários...
E atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal."
Marx estudou Direito, História, Filosofia e Economia.
Revolucionou a economia política.
Forjou uma tática única para a luta proletária da classe operária em diversos países. Para Marx:
“a dialética é a ciência das leis gerais do movimento tanto do mundo exterior como do pensamento humano”
“a produção capitalista não desenvolve a técnica e a combinação do processo social de produção senão desgastando ao mesmo tempo, as fontes de toda a riqueza: a terra e o operário”
Marx conclui pela transformação inevitável da sociedade capitalista em sociedade socialista

Juntos, Marx e Engels elaboraram a Teoria e a Tática do Socialismo Proletário Revolucionário ou Comunismo(Marxismo) e criaram a Primeira Organização Internacional Comunista do Proletariado(Liga dos Comunistas).

Dentre outros, eles debatem suas idéias com Comte, Kant, Balzac e Dostoievsky.

Penso que as idéias destes célebres pensadores são um sonho porque quando os governantes estão no poder compram algumas pessoas que preferem a paz na escravidão que a perspectiva de combater pela liberdade.
“Outro mundo é possível!” Mas...
“Como mudar o mundo capitalista?” e “ Qual é o outro mundo não capitalista?” se quando os governantes têm o poder acabam corrompidos diante do capital?


“ Nos grandes processos históricos, vinte anos equivalem a um dia, ainda que em seguida possam apresentar-se dias que concentram em si vinte anos”
Marx e Engels

Escola Cultura e sociedade
Atividade 6


Ser/estar x papéis

Na escola um papel bem característico é o “estar diretora”. Já que somos professores e, por vezes, podemos estar num outro papel/ocupação.
Na minha escola também tem uma professora de Educação Física que “está merendeira” e que, no ano que vem, vai “estar vice-diretora”. Ela é muito competente, desempenha seu papel de merendeira maravilhosamente bem e com certeza será uma pessoa que muito ainda tem a acrescentar na educação de nossos alunos e no crescimento da nossa comunidade escolar.

Poder/hierarquia

Em todas as sociedades existe hierarquia. Inclusive em sociedades de animais como das abelhas. Na minha escola existe muito respeito por todos. Todos têm direito de opinar e de tentar fazer diferente. O trabalho é feito em conjunto, mas às vezes eu acho que minha diretora deveria exercer mais a sua autoridade. Ela é bondosa demais e muitas pessoas abusam da sua bondade.

Wednesday, October 25, 2006


Na Semana da Criança teve Festa a Fantasia na
Escola Estadual De Ensino Fundamental Professor Dietschi
e todos nós fomos vestidos a rigor.
Esta sou eu com meus alunos.
Foi muito divertido!!!

Sunday, October 22, 2006


ECS 5 – Weber I

Emil Maximillian Weber
Intelectual alemão e
Um dos fundadores da Sociologia


A ciência weberiana se define como um esforço destinado a compreender e a explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram. Ele considera a Sociologia como uma ciência da conduta humana, na medida em que essa conduta é social. O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível.
Para Weber comunidade e sociedade coexistem. A comunidade existe dentro da sociedade.


Os três tipos de dominação legítima, segundo Weber:


Dominação legal onde qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado. O Estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem, para ele só o Estado pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima, pois se apóia num conjunto de normas( Constituição ).


Dominação tradicional onde se rompe toda a rigidez jurídica formal e a articulação hierárquica é freqüentemente ferida pelo privilégio. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal(pai de família, por exemplo ).


Dominação carismática onde a administração carece de qualquer orientação dada por regras, sua forma é autoritária e obedece-se ao líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional e também enquanto o seu carisma subsiste( profeta, herói guerreiro, grande demagogo).

Sunday, October 15, 2006


Escola Cultura e Sociedade
Atividade 4
Obrigada pelo prêmio!!!
Sentar no banco a sombra das cerejeiras foi energizante. Olhar para trás e dar-se conta do longo caminho percorrido, das pedras que teimavam em se colocar em nosso caminho, foi muito bom. Porque assim também pudemos vislumbrar as inúmeras vezes que fomos levantados por mãos que jamais nos deixaram ficar para trás. Pelo contrário, nos impulsionaram para que saíssemos em busca da ilha desconhecida.

A atividade nº 1 solicitava que olhássemos para nós mesmos. A atividade nº 2 nos levou para visitas prazeirosas a blogs que não conhecíamos e nos quais fomos muito bem recebidos( já recebi retorno de alguns recados que deixei por lá) e a atividade nº 3 nos fez conhecer definições de educação pelas palavras de Durkheim.

Hoje visitei os blogs das colegas Tamires, Andréia, Catiane e Cristina Machado e pude constatar todo o deslumbramento por esta ferramenta tão divertida,diversificada, participativa e que encurta distâncias como disse a colega Cristina.

Cada vez mais estou convencida que nós educadores não podemos deixar de utilizá-la com nossos alunos para que eles possam também interagir com o mundo inteiro. Como disse Rubem Alves numa poesia que li no blog da Su, todos nós temos asas, basta que tenhamos a oportunidade de voar. Deixemos então nossos alunos alçar vôo.

Saturday, October 14, 2006


Escola, Cultura e Sociedade
Atividade 2
Após visitar e comentar os blogs:
fiquei ainda mais encantada com esta ferramenta que oferece tantas possibilidades, com muita facilidade.
Percebi que cada blog é personalizado, tem a marca de quem o criou. Não só pela escrita dos textos, mas também pela disposição dos mesmos, pela diversidade de cores, assuntos, figuras, tamanho de letras, links ...
É transparente a idéia de interação, pesquisa, cooperação, objetividade, a reflexão e o comprometimento com a educação.
A educação... sim a educação sonhada... construída pela passagem de informações de todos para todos com total autonomia do aluno e um professor orientador/problematizador numa relação simbiótica onde todos se beneficiam ao trabalharem juntos.
Quem dera, no futuro os professores se informem e aceitem que as novas gerações têm outros modos de aprendizagens, que ele (professor) não é o detentor do saber e sim um facilitador de aprendizagens, um mediador de saberes.

Friday, October 13, 2006

Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação

Análise de dois blogs educacionais pesquisados






Endereço: http://fisicaporquenao.zip.net/
Nome: Ano Internacional da Física

Quando eu li “Blog de Física”, pensei: este deve ser escuro, cheio de fórmulas, conceitos, difícil de ler, cansativo... Na hora que abri fiquei admirada com a organização, o colorido, a alegria, o humor, as ilustrações. Uma forma atraente de trabalho.











Endereço:
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
Nome: [zaptlogs]

Neste blog encontramos links para pesquisas, avisos, reflexões, poesia, convite. A forma de expressão é diversificada, inteligente, é um espaço de interação e colaboração.


Os dois blogs promovem a discussão, o diálogo, através de um trabalho cooperativo onde todos trocam experiências refletem sobre suas colocações, as dos colegas e os subsídios teóricos e práticos disponibilizados.

Tuesday, October 10, 2006


Como diz-nos o poema de Geir Campos,
um dos mais belos da língua ( Alba )...

" Não faz mal que amanheça devagar
as flores não têm pressa
nem os frutos.
Sabem que a vagareza dos minutos,
adoça mais o outono por chegar.
Por isso não faz mal
que devagar
o dia vença a noite
nos seus redutos de leste.
O que nos cabe é ter os olhos enxutos
e a intenção de madrugar."
Obrigada professora Maxi por este presente.
Na última aula presencial, a professora Maxi nos ofereceu este poema para que pudéssemos refletir sobre a nossa ansiedade na realização das tarefas. Reforçou que tudo tem seu tempo e que com amor no coração e um sorriso no rosto, conseguiremos tudo. Basta ter os olhos enxutos e a intenção de madrugar.
Desta forma, com serenidade fui realizando cada uma das atividades e... surpresa!!! Tudo deu certo... valeu a pena acreditar e me dedicar.

Sunday, October 08, 2006


Uma ousadia...
Na ocasião em que fomos apresentados às professoras de
* Escola cultura e Sociedade e
* Escola Projeto Pedagógico e Currículo
fomos levados a pensar numa ousadia que poderíamos
praticar com nossos alunos.
Desde que eu criei o meu blog, venho pensando em criar um blog para a minha escola com meus alunos. Inicialmente, pensei que poderia contar com a ajuda deles no sentido de procurar notícias, novidades, fotos sobre fatos ocorridos na escola ou ligados a ela. Montaríamos um jornal virtual, com todas as informações sobre a escola e acontecimentos que a ela envolvessem.
Uma vez por semana iríamos para o laboratório de informática digitar as matérias. Salvaríamos num disquete, e na minha casa eu postaria no blog da escola. Isto porque na nossa escola não temos acesso a Internet.
Paralelo a isso, pensei que poderíamos recolher lixo reciclável e, com minha turma organizaria e venderia arrecadando dinheiro para que no futuro pudéssemos com estes recursos, pagar o acesso a Internet e realizar todo o trabalho na escola mesmo.
Esta idéia nunca mais me saiu da cabeça e vou colocá-la em prática porque contei para meus alunos e eles me apoiaram. Era tudo que eu precisava, o resto correremos atrás juntos.
"Sonho que se sonha só é apenas um sonho
Sonho que se sonha junto torna-se realidade"
Dom Hélder

Friday, October 06, 2006


Apresentação da peça "Passe adiante" na Escola Santos Salvador de Mello no Balneário Atlântico em Arroio do Sal
Escola Cultura e Sociedade
Respostas a partir da leitura do texto
"A educação como processo socializador:
função homogeneizadora e função diferenciadora"
de Durkheim
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill diz que “educação é tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independem da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica".Durkheim diz que Essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão.

2) Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
Segundo Kant, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.”
Mas o que é a perfeição? O que é perfeito para uns pode não ser para outros porque os interesses variam de acordo com a individualidade de cada um.
Segundo James Mill, a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.”
Durkheim ressalta que a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal fórmula deixa, portanto, indeterminado o fim da educação, e por conseqüência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual.
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que elas partem do pressuposto de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; a educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio. Dependendo do tempo e do local as pessoas almejam horizontes diferentes.

3) O que é preciso, de acordo com Durkheim para definir educação?
Observação. Que privilégio nos levaria a conhecer de outra forma a função educativa? Responder-se-á que não há nada mais evidente do que o seu fim: o de preparar as crianças. Mas isso seria enunciar o problema por outras palavras: nunca resolvê-lo. Seria melhor dizer em que consiste esse preparo, a que tende, a que necessidades humanas correspondem. E não se pode responder a tais indagações senão começando por observar em que esse preparo tem consistido e a que necessidade tenha atendido, no passado. Assim, para constituir a noção predileta de educação, para determinar a coisa a que damos esse nome, é indispensável observação histórica.
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e apreender deles os caracteres comuns.

4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5) Segundo o autor, que função o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
Têm que desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.

6) A partir da definição “ a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine” o que concluiu Durkheim? Explique:
Que em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós: este é o fim da educação.

7 )Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.