ECS 5 – Weber I
Emil Maximillian Weber
Intelectual alemão e
Um dos fundadores da Sociologia
A ciência weberiana se define como um esforço destinado a compreender e a explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram. Ele considera a Sociologia como uma ciência da conduta humana, na medida em que essa conduta é social. O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível.
Para Weber comunidade e sociedade coexistem. A comunidade existe dentro da sociedade.
Os três tipos de dominação legítima, segundo Weber:
Dominação legal onde qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado. O Estado é um instrumento de dominação do homem pelo homem, para ele só o Estado pode fazer uso da força da violência, e essa violência é legítima, pois se apóia num conjunto de normas( Constituição ).
Dominação tradicional onde se rompe toda a rigidez jurídica formal e a articulação hierárquica é freqüentemente ferida pelo privilégio. Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal(pai de família, por exemplo ).
Dominação carismática onde a administração carece de qualquer orientação dada por regras, sua forma é autoritária e obedece-se ao líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional e também enquanto o seu carisma subsiste( profeta, herói guerreiro, grande demagogo).
4 comments:
Oi miguxa...
Parabéns pelo blog, está cada dia mais lindo!
Penso como vc... vivemos rodeados por essa dominação... e acredito que viveremos por muitos anos ainda!
Mas um dia tudo vai mudar...
Um forte abraço
Tamires
Mara, sabemos o quanto é necessário vivermos organizados nessa sociedade em que vivemos. Não bastasse todas as dificuldades que enfrentamos, só nos faltava não termos alguém a manter essa organização. Penso que é muito importante, em momentos necessários, todass essas domina~ções que vivemos.
Oi Mara!
Adorei sua postagem,muito signifcativa.Weber nos mostra que ora somos dominados e ora dominantes,praticamente em todos os momentos de nossa vida.
Bjs e abraços
Aline
Mara: Post bem objetivo. É importante citar a fonte de pesquisa. Se foi busca na rede, copia o link. Profª Mara N Silva
Post a Comment